SUPERMERCADOS PROJETAM CRESCIMENTO DE 1,2%
NAS VENDAS DE NATAL E ANO-NOVO
Mesmo
diante do cenário de instabilidade político-econômica no Estado e no Brasil, o
setor supermercadista gaúcho projeta atingir, com a comercialização de produtos
para as ceias de Natal e de Ano-Novo e de presentes de menor valor agregado, umcrescimento
real de 1,25%nas vendas de fim de ano, na comparação com as festas do final do
ano passado. Em valores nominais, o incremento nas vendas de Natal e Ano-Novo
deverá ficar na casa dos 8,89%, segundo estudo encomendado pela Agas ao
Instituto Methodus e divulgado nesta quinta-feira (5) pelo presidente Antônio
Cesa Longo.
A pesquisa Natal e Ano-Novo na perspectiva de consumidores e
supermercadistas ouviu 200 consumidores de 18 a 70 anos de diferentes
classes sociais, entre 1 e 3 de outubro, e 20 diretores de empresas do setor de
todos os tamanhos e regiões do Estado. Conforme Longo, o endividamento dos
consumidores fará com que, neste ano, a tendência seja de busca por presentes
menores e de mais gaúchos pagando as compras das festas à vista.
De acordo com o levantamento do Instituto Methodus, ainda que 46% dos
consumidores pretendam gastar menos neste fim de ano do que no mesmo período do
ano passado, o setor supermercadista aumentará, de 49,9% (2014) para 52,2%
(2015), a participação média no total gasto pelos gaúchos em suas festas de fim
de ano. "O supermercado permanece como terceira opção para compras de
presentes, atrás de shoppings e lojas de rua, mas segue líder absoluto como
local favorito para as compras de produtos para a ceia. Com o cenário de incerteza
econômica, mais pessoas vão comemorar em casa com as famílias o Reveillón, o
que alavancará as vendas do setor", projeta Longo. Segundo a pesquisa do
Instituto Methodus, cada gaúcho projeta gastar em média R$ 315,22 em presentes
e R$ 345,09 em produtos alimentícios, decoração e bebidas para as festas.
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