quinta-feira, 12 de novembro de 2015

CNA E ABHB FIRMAM ACORDO DE COOPERAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO HEREFORD E BRAFORD NA FARSUL


CNA E ABHB FIRMAM ACORDO DE COOPERAÇÃO

PARA CERTIFICAÇÃO HEREFORD E BRAFORD NA FARSUL

A Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) e a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) oficializaram, na tarde desta segunda-feira (09/11), na sede da Farsul, o acordo de cooperação entre as entidades que viabiliza o funcionamento dos Protocolos de Adesão Voluntária Carne Certificada Hereford e Carne Certificada Braford, pertencentes ao Programa Carne Pampa da ABHB, na Plataforma de Gestão Agropecuária (PGA – MAPA). O evento contou com a presença do presidente do Sistema Farsul, Carlos Sperotto, do coordenador técnico da CNA, Og Arão Rubert, do presidente da ABHB, Luciano Terra, além de representantes de diversas entidades ligadas ao setor e produtores de Hereford e Braford.

O evento contou com a abertura do coordenador dos Protocolos de Rastreabilidade do Instituto CNA, Juliano Hoffmann, que esclareceu dúvidas sobre a Plataforma de Gestão Agropecuária (PGA) e seus diferentes módulos. Desde o dia 28 de agosto deste ano, as novas regras derotulagem para denominação de raças bovinas nas carnes brasileiras estão em vigor com o objetivo de garantir mais segurança e transparência ao consumidor e permitir a ampliação e conquista de mercados internacionais. O protocolo foi assinado pelos representantes das entidades envolvidas e passa a valer a partir de hoje. 
“A Certificação Hereford e Braford integra o sistema de certificação oficial do Brasil. Ficamos agradecidos a todos que apoiaram a ABHB nessa jornada. Esse protocolo de cooperação nos dará a oportunidade de buscarmos uma diferenciação no mercado, mostrando toda a qualidade das raças Hereford e Braford”, disse Luciano Terra, presidente ABHB.  

O presidente do Sistema Farsul, Carlos Sperotto, reforçou a parceria da Federação com diferentes entidades para o desenvolvimento da pecuária no Rio Grande do Sul. “Tenho uma alegria muito grande de ver a concretização desse protocolo de cooperação entre as raças Hereford e Braford e a CNA. Esse é mais um passo importante para continuarmos desenvolvendo a pecuária de corte no nosso Estado”, disse.

O vice-presidente da Farsul, Gedeão Silveira Pereira, reforçou a importância dos programas de certificação em desenvolvimento no país. “As associações de criadores tomaram para si essa bandeira de qualificação e padronização dos exemplares para pecuária de corte, e os resultados já podem ser vistos pelos campos do Estado. Os programas de certificação são de fundamental importância para ajudar nessa caminhada, para que a evolução seja ainda mais rápida”.   

O que são os Protocolos de Sistemas de Rastreabilidade de Adesão Voluntária:

O MAPA é a instituição oficial brasileira responsável por fiscalizar a identificação e certificação dos rebanhos nacionais de bovinos e bubalinos das propriedades participantes dos protocolos dos sistemas de rastreabilidade de adesão voluntária, que estabelecem um conjunto de regras e procedimentos cujas garantias são utilizadas como base para a certificação oficial brasileira de produtos cárneos.

Cabe, por lei, à CNA, a gestão dos protocolos de adesão voluntária, que visem embasar a certificação oficial brasileira, sendo necessário que a empresa interessada em fazer menção à raça bovina nos rótulos de seus produtos comerciais tenha protocolo aprovado entre a CNA e a respectiva associação representativa da raça no Brasil. Os protocolos firmados indicam as garantias que serão repassadas ao Serviço de Inspeção, que autorizará a menção de Carcaças das raças Hereford e Braford na rotulagem das empresas que cumpram os requisitos constantes nos protocolos.
Fonte: Imprensa Sistema Farsul

Nenhum comentário:

Postar um comentário