segunda-feira, 12 de outubro de 2015

89ª EXPOFEIRA DE PELOTAS.


89ª EXPOFEIRA DE PELOTAS.

EVENTO TEVE COMO MARCA A CONFERÊNCIA RURAL

Na sua 89ª edição, a Expofeira - segunda maior do Estado - teve como marca a Conferência Rural. Esta segunda-feira é o último dia para quem quer conferir as atrações do evento e os destaques ficam por conta da final da credenciadora dos cavalos crioulos e, para as crianças, o espetáculo Frozen.
A Expofeira é o resultado do empenho de produtores e lideranças da região para fomentar as cadeias produtivas com base em tecnologias, negócios, da difusão de pesquisas. Assim, a Conferência Rural movimentou o Parque de Exposições durante toda a semana com diversidade de temas em palestras, seminários, cursos e painéis.
Para o coordenador do evento, José Luiz Kessler, a Conferência foi o grande momento, pois a parte de exposições foi bastante prejudicada pela chuva.
A qualidade dos eventos e o número de entidades e pessoas envolvidas fizeram com que ela mais uma vez se tornasse um dos pontos altos. "A Feira se consagra como um grande fórum de debate para cadeias produtivas do agronegócio", avalia Kessler.
Leilões também apresentaram bons resultados e atenderam à expectativa dos produtores. Ainda segundo Kessler, apesar do momento econômico conturbado no país, o saldo foi positivo. "Vivemos um momento de intenso otimismo para o futuro com base no fortalecimento dos elos da cadeia produtiva."
Entre as pautas, o fomento do arroz e da soja, o turismo rural e até a produção de madeira e leite foram considerados exemplares. O objetivo para os próximos anos seria tornar a Expofeira o maior evento em áreas técnicas do Estado. "Queremos ser o alicerce de referência para o direcionamento das demandas da região", conclui.
Ao todo, cinco semanas acadêmicas foram realizadas durante o evento: Zootecnia e Veterinária, ambas da UFPel, e engenharias Mecânica, Civil e de Produção, da Anhanguera. A feira apresentou ainda painéis com as questões mais atuais referentes aos setores da agropecuária e do agronegócio, pavilhões destinados à Agricultura Familiar, Agroindústria, Artesanato Rural e Multifeira.
Dois shows nativistas com entrada franca, Luiz Marenco e Mano Lima, lotaram o pavilhão Jorge Gertum na quarta e quinta-feira. Luan Santana também foi sucesso absoluto com ingressos esgotados nas bilheterias.
(Diego Queijo – Diário Popular, Pelotas, 12/10)


Nenhum comentário:

Postar um comentário